1 – Planejamentos de projetos
2 – Levantamento e inspeções
3 – Serviços de Supervisão
4 – Capacitações
5 – Medição de espessura
Um bom planejamento consiste em 50% do trabalho à ser executado. É de suma importância que todos os parâmetros estejam ajustados, afim de eliminar imprevistos e percalços ao iniciar o projeto . Por isso e importante trabalhar com checklist.
Em muitos casos os clientes desconhecem a situação na própria área de trabalho, porém é necessário fazer um levantamento completo ao redor dos componentes do equipamento.
Um transportador por exemplo tem muitos componentes que com o tempo irão sofrer desgastes, por exemplo: um rolete com desgaste na carcaça metálica pode rasgar a correia completamente. Raspadores com dente desgastado ou mal ajustados, não limpam mais a correia e irão sujar a linha por completo, estes são eventos corriqueiros no dia dia dentro da área de mineração.
Com um levantamento bem feito se reconhecem as anomalias de um transportador, porém e importante ter um plano de ação com melhorias para otimizar o transportador e eliminar as prováveis falhas no futuro (medidas preventivas de manutenção).
COMO GERAR UM MODELO DE PLANO DE AÇÃO VISANDO MELHORIAS?
Com inspeções planejadas periodicamente: semanais, quinzenais ou mensais. Quanto mais frequente uma inspeção, menor a criticidade. Cada inspeção deve estar documentada com planilhas atualizadas por cada componente do equipamento e com sinalizadores para uma rápida leitura das criticidades.
Planilha compacta que indica o estado da planta com as cores do semáforo por criticidade e com descrição do componente e que tipo de falha apresenta, com plano de ação. Ao longo prazo as inspeções demonstram uma grande eficácia no que se diz respeito a rentabilidade como a disponibilidade de um transportador.
Uma emenda, um reparo ou um revestimento pode ser feito com qualidade, desde que se aplique o que foi planejado, atentando sempre aos parâmetros a serem aplicados conforme o planejamento e procedimentos a risco de erros e problemas na execução das atividades é zero.
3.1 Emendas:
3.2 Reparos em geral
3.3 Revestimento de tambores
4.1 Emendas – teoria e prática
Para obter e manter a qualidade do serviço na vulcanização, é extremamente necessário que a equipe de execução seja altamente treinada e capacitada.
Os profissionais são o capital mais valioso da empresa à longo prazo.
Capacitar o profissional para interpretar um splice/desenho técnico de emenda, como sua ficha técnica e especificações para conhecer e entender o processo completo, passo a passo de fabricação e confecção de emendas.
4.2 Instrumentos
Instrumentos básicos que são utilizados na área de vulcanização e revestimentos. Capacitação teórica e prática de como utilizar os instrumentos durante a atividade.
4.3 Ferramentas
Capacitações de distintas ferramentas da área de vulcanização.
Medição de espessura em carcaça metálica de tambores, correia têxtil e de cabo de aço. Com os valores medidos é possível realizar uma Projeção preventiva para uma futura troca de correias ou de tambores, evitando os imprevistos que significam prejuízo para seu projeto.
Basta se planejar à tempo!